Usar cor já é complicado para a maioria de nós, ter que adaptar para o ambiente então, pode parecer desesperador, mas, com um pouquinho de paciência e conhecimento, essa tarefa é bem fácil.
Pensar para onde está indo, a mensagem que quer passar e como isso se casa com seu estilo e beleza é o segredo para o sucesso e para sair da mesmice de usar sempre a mesma cor.
Com essas informações, fica o questionamento: “será que existe mesmo uma cor ideal para cada situação?” Sim e não. Não porque eu não acredito em regras e sim por conta da mensagem que cada cor transmite.
Dito isso, você vai precisar saber 3 coisas para escolher a cor perfeita para uma festa, trabalho, lazer, pijamas, etc.
A primeira delas é saber o que a ocasião demanda, o que você precisa, qual a mensagem que quer transmitir. Exemplo: no trabalho preciso passar uma mensagem de seriedade e acessibilidade ou na festa quero parecer uma pessoa alegre.
A segunda é fazer uma pesquisa básica sobre a mensagem das cores, levando em consideração a cultura em que está inserida, pois os significados podem variar drasticamente.
Também é legal lembrar que quanto mais pura a cor, mais fiel é a esssa mensagem, mais clara, mais suave e mais escura, mais forte.
Recomendo o uso de site aqui para saber os significados das cores (clica na imagem que vai para o site).
A terceira é reconhecer quais cores se enquadram no seu estilo, e, se souber, a sua beleza (que comercialmente chamamos de coloração pessoal), e adequar a necessidade da ocasião, com a mensagem da cor e ver qual se enquadra no seu estilo e beleza.
Para exemplificar, vou pegar a cartela da primavera brilhante e mostrar isso na prática da adequação das cores para as situações, até para dizer que toda cartela precisa de interpretação.
Sabendo isso, pode ter certeza que vai conseguir escolher as melhores cores para você em todas as situações da sua vida, assim como no exemplo dado, é só ter paciência e criatividade para interpretar suas cores e utilizá-las da melhor forma possível para você.