Usar o que quiser quando quiser?

Qual a diferença entra me adequar e me adaptar a um local ou ocasião?

Bom, quem me conhece sabe que sou uma grande pregadora do “use o que quiser, seja feliz no vestir”, mas, nem sempre dá para colocar qualquer coisa. Apesar de poder ser o seu estilo, mini saia e cropped não fica bem numa audiência, por exemplo ou no chão de fábrica.

E é aí que entra a necessidade de adaptação do seu estilo.

Quando se fala em “adaptar”, pode causar estranhamento e até torção de nariz “o mundo precisa me aceitar do jeito que eu sou”. Só que, adaptar é diferente de adequar.

Adequar é entrar naquela forma, se moldar para se encaixar. Segundo o dicionário é “ajustamento disciplinado a; acomodação, conformidade.”

Enquanto que adaptar é pegar o seu estilo e fazê-lo funcionar nos moldes apresentados. Exatamente como um livro que se torna filme, as adaptações geralmente não são literais porque tem coisa que funciona na escrita e não funciona na tela. Ou usar a sua mesa da cozinha como escritório no Home Office. Pelo dicionário é “ajuste de uma coisa a outra, utilização de qualquer objeto ou utensílio para finalidade diversa de seu uso primitivo.” Ela continua sendo a mesa da sua cozinha só que funciona de uma forma diferente durante seu horário de trabalho.

A ideia é a mesma com seu estilo e suas cores. Não é se acomodar com as regras, é adaptar seus elementos para a nova situação e só tem uma forma de você conseguir isso:

Se conhecendo!

Agora, você deve estar se perguntado como fazer isso né?!

1º Entenda seu estilo

E não só saber o que você usa ou não, no sentido de “não gosto de vestido, uso muito cropped” é entender os elementos do seu visual. Quais as formas? Quais as linhas? Quais decotes? Tem detalhes? Quais? Texturas?

2º Conheça suas cores

Saber quais cores você realmente gosta de usar, as que te deixam mais radiante, mais bonita e saber como usar essa informação ao seu favor e em diversas ocasiões é muito interessante para fazer adpatações de sucesso.

3º Saiba as “regras” do local ou ocasião

É um casamento? Qual o dresscode? Seu trabalho exige algum tipo de vestimenta? O que é tolerado nessas regras? Exemplo: no meu trabalho preciso usar social, mas é permitido camisetas de seda além da camisa ou vestidos longos e midi.

4º Junte as informações

Agora que você já sabe os seus elementos de estilo, as regras e suas permissões, é hora de ver o que do seu estilo pode transitar muito bem nesse ambiente ou ocasião. É um tipo de decote? Um tecido? Uma textura? As formas?

E pronto, fácil assim você conseguiu adaptar seu estilo ao invés de pegar aquela cartilha de regras e replicar (adequando-se ao ambiente).

Se não conseguiu fazer isso sozinha, tá tudo bem, eu posso te ajudar através do meu trabalho de consultoria de imagem, é para isso que ele existe, te ensinar como se adaptar a diversas ocasiões e locais sem deixar de ser você mesma.

Para conhecer melhor meu trabalho, só clicar nesse link!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *