Guia definitivo para você nunca mais errar na escolha dos seus óculos e não sair sem enxergar por não gostar muito do modelo ou não saber se ele combina ou não com seu rosto.
Se você, assim como eu, precisa usar óculos para enxergar, sabe que pode ser um saco ter que trocar a armação e pensar “cara, como que escolho isso?”. Com as dicas que vou te dar nesse post, esse momento vai ser bem mais fácil e até prazeroso.
Como tudo que está ligado a sua pessoa, antes de escolher um óculos, é preciso se conhecer, no caso, sua coloração, seu formato de rosto, seu estilo e o que quer comunicar. Vou destrinchar cada um, seguindo minha ordem de prioridade.
1- O que quero comunicar?
Eu considero a parte mais importante de todo o processo, entender o que quer que essa armação faça por você.
Só essa informação elimina vários modelos na hora da prova, o que diminui suas dúvidas.
Então, se você quer passar uma mensagem mais séria, rígida, sem muito papo, armações quadradas ou retangulares vão te ajudar.
Se seu desejo é ser mais amável, acessível, confidente das pessoas, as redondas são a melhor opção.
Para mais dinamismo, divertimento, mistério, os modelos gatinho são a pedida.
E aí, se quer mais de uma coisa, vale juntar as formas. Se quer seriedade mas sem perder a cara de divertida, armações com base reta com aquela leve puxadinha de canto serão seu alvo. E por aí vai.
Esse vídeo no meu canal vai te ajudar a entender melhor sobre isso:
2- Minhas cores
Se você já sabe quais são suas cores, aquelas que melhor harmonizam com a sua beleza, é bem fácil esse item aqui.
Coloquei como segundo, porque ele também já elimina opções na hora da escolha.
Para o óculos se camuflar no seu rosto, usamos o contraste (você pode ler mais sobre aqui). Ou seja, basta repetir o tom da raíz do seu cabelo que ele vai ficar praticamente invisível no seu rosto. Se quer destacar o modelo, opte por um tom mais claro ou escuro para ter esse efeito.
Para escolher a cor e ela não pesar no seu semblante, precisa saber a sua coloração pessoal.
NÃO FAÇA TESTE DA INTERNET, SE CONSULTE COM UMA PROFISSIONAL!
Eu posso te ajudar nessa, só entrar em contato via instagram.
Se não tem condições mesmo de fazer o teste agora, a informação do contraste já ajuda bastante e você pode optar pelas cores universais ou rosê, que é considerado um metal neutro.
3- Seu estilo
Sim, seu estilo é mais importante que seu formato de rosto.
É o que torna aquilo seu, por mais que escape da harmonia visual do seu rosto. Cria harmonia com a sua história.
Não vou entrar em como descobrir isso, ou nos sete estilos universais ou qualquer outra nomenclatura, porque aqui, isso não interessa.
O que você precisa saber é: gosto de algo mais clássico ou moderno? Quero algo divertido? Quero algo neutro? Quero ter um só que vai combinar com tudo ou vários? Vai ser minha “marca registrada” ou quero que ele suma? Gosto de armação grande ou pequena?
Já percebe que só isso já eliminou muita coisa, inclusive aonde você vai comprar esse óculos?
Se tiver muita dificuldade, crie uma pasta no pinterest com armações interessantes e avalie o que elas tem em comum, é isso que você quer quando for comprar a sua mesmo.
4- Seu formato de rosto
Aqui é onde cria nó na cabeça, e, se você reparar os passos anteriores, nem é tão importante assim, a não ser que você queira que essa armação fique quase invisível no seu rosto. (E, claro, mensagem, cor, estilo já faz parte do visagismo)
Para descobrir seu formato de rosto, observe-o: como são as linhas horizontais dele (testa, maçã do rosto, maxilar)? Como é a linha vertical (altura)? Que figura consigo visualizar nessas linhas?
Com isso, o que quero fazer? Equilibrar? Repetir? Contrastar?
Para repetir, basta pegar o formato do seu rosto e reproduzir na sua armação de óculos, isso ajuda a reforçar o seu rosto e as mensagens naturais dele. Se seu rosto tem muitas linhas arredondadas e você reforça isos nos seus acessórios, passa a imagem de uma pessoa extremamente amorosa.
Para contrastar, é pegar a figura de formato oposto ao seu rosto, ajuda a diminuir o impacto das suas mensagens naturais. Se você tem um rosto quadrado, com muitas linhas retas, naturalmente passa muita seriedade, se usar uma armação arredondada, dá uma quebrada nisso e deixa seu semblante mais convidativo.
Para equilibrar, é preciso saber o que quer equilibrar, para onde quer chamar mais atenção. Triângulo invertido pode usar armações que “puxam para baixo”, equilibrando o tamanho do maxilar (para não parecer que tem uma testa muito larga), exemplo: o modelo aviador. Triângulo pode usar armações que “puxam para cima”, aumentando o tamanho da testa para o maxilar não parecer maior do que é, exemplo: modelos gatinho.
É ai que essas tabelas aqui, entram em ação.
Ficou alguma dúvida de como escolher seu óculos? Deixa nos comentários aqui, vou amar te ajudar nessa!