Como usar cor, sem usar cor no seu look?

Tá cansada do seu visual monocromático e quer começar a trazer mais cor para ele e tá com medo de não saber combinar? Vem comigo, que vou te dar 5 dicas para usar cor sem errar.

Se você observeu as vitrines das lojas nos últimos meses, percebeu que elas andam extremamente coloridas e, se comprou, deve ter pego algo com cor (até porque, é o que mais tem de oferta por aí né?!). E aí, das duas uma, ou se desesperou pensando “e agora, como uso isso?” ou se jogou e tá testando tudo que pode.

Para ambos os casos, esse post é de grande ajuda, no primeiro vai te dar uma ideia do que fazer e no segundo, diminuir suas chances de “erro”.

1- Tenha uma cartela

Tem muita cor no mercado ultimamente, mas, você não precisa e nem deve ter todas no seu armário pelo simples fato de que só vai dificultar sua vida na hora de combiná-las.

Pensar em quais cores combinam com o seu armário (e, claro, saber quais combinam com você) facilita muito na hora de comprar e usar. Então, antes de ir nas lojas, monte sua cartela, tenha anotado e em mente quais cores podem entrar, quais quer usar, quais combinações quer fazer.

Recomendo criar uma cartela com 12 cores, pensando nas combinações que gosta de fazer (monocromático, vizinhas, alto contraste, 3 cores) e explorar suas variações.

2- Aprenda a usar o círculo cromático

Ele mostra como podemos combinar as cores, o que vai te dar a segurança de que elas estão em harmonia. Quer usar amarelo e não sabe como? O círculo mostra diversas outras cores para usar junto com ela. A leitura é bem simples, cada explicação funciona para todo o círculo, é só ir “girando” as cores.

3- Comece pelos neutros

É uma ótima forma de começar a colocar cor sem chocar, tanto o seu olhar quanto das pessoas que estão acostumadas em te ver, é a transição perfeita para realmente usar cor.

Os neutro, quando falamos de combinação de cores, são aquelas que se comunicam muito bem entre si e que gostam de estar por perto da maioria das outras cores pigmento (laranja, vermelho, amarelo, roxo, etc.).

Você pode começar colocando marrom com preto, marinho com verde escuro, bordô com marinho e até utilizá-las para complementar a sua cor pigmento, como bordô e laranja ou marinho e roxo, por exemplo, mantendo a sua zona segura e a expandindo ao mesmo tempo.

Essas são as cores consideradas neutras, ou seja, nem só preto e branco é neutro, existem muitas outras cores que fazem parte da mesma família.

4- Aposte nas cores universais

A diferença entre as cores neutras e universais é que as neutras são cores ótimas para combinarem com outras cores e as universais com as peles.

Através da coloração pessoal, descobrimos quais cores complementam a sua beleza e como fazer o uso disso na sua maquiagem, cabelo e roupas, ou seja, são cores excelentes para manter próximas do seu rosto, uma vez que ajudam a dar um efeito blur e te deixando mais iluminada.

Se você não sabe as suas cores, pode usar as universais, que são equilibradas nas 3 características da cor e, com isso, não causam reação no rosto.

Essas são as cores, que você pode usar e abusar próximas do seu rosto.

Elas são legais para dar o próximo passo, sem medo de ficar “com cara de doente”.

5- Teste!

A verdade é que só testando é que vai descobrir quais combinações fazem parte do seu multiverso, quais merecem entrar no seu guarda-roupa.

O espelho é seu melhor amigo, permita-se testar!

Se não quiser testar, a coloração pessoal te ajuda a ser acertiva nisso, testanto exatamente aquelas que fazem parte de você.

Tem usado cores? Como está a sua relação com elas hoje?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *