Como organizar seu guarda-roupas

A verdade é que um guarda-roupa organizado só traz benefícios, e, apesar de ser complicado no começo, depois que se torna um hábito fica fácil.

Imagem retirada da internet.

Vou dar algumas dicas de como organizar, mas é legal você analisar cada uma delas para a sua realidade e ver qual funciona ou não, lembre-se:

Nosso guarda-roupa é um organismo vivo e está sempre em evolução.

Então, nossa organização também, precisa ser revista de tempos em tempos e fazer ajustes para funcionar cada vez melhor.

E sim, existe uma diferença entre guardar a roupa e organizar. Guardar é simplesmente pendurar ou colocar na gaveta, só para tirar do meio do caminho, enquanto que organizar é achar a melhor casinha para aquela peça, de forma que ela fique protegida e de fácil acesso.

Quais os benefícios de um guarda-roupa organizado?

  • O primeiro deles é: econômia!

Sim, tanto de dinheiro quanto de tempo. De dinheiro porque você vai saber exatamente o que tem, evitando compras duplicadas e de tempo, uma vez que não vai ficar muito tempo procurando uma peça porque ela vai estar visível. (E também evita bagunça ao procurar uma peça que evita a reorganização da gaveta).

  • O segundo é visualização.

O ideal é sempre ver todas as peças, para saber o que tem e diversificar mais o uso. Pilhas geralmente não funcionam por esse motivo. Você usa sempre as primeiras, para não bagunçar as outras ou simplesmente por não ver o que tem ali, lava, coloca no início da pilha e começa o ciclo todo de novo.

Exemplo de um armário com boa visualização. Imagem retirada da internet.
  • O terceiro é aumentar a durabilidade das peças.

Sim, quando organizamos, também levamos em consideração a necessidade de cada tipo de peça, o que faz com que ela dure muito mais.

  • O quarto é manter somente o essencial.

É um ciclo, quando você vê tudo o que tem, usa mais e melhor e começa a notar aquelas peças que quase ou nunca são usadas e entender o motivo, se por não saber usar ou por ela não combinar com você e as outras coisas ali, o que faz com que desapegar (doar ou achar outra “casa”) dela seja muito mais fácil e tranquilo. (Assim como identificar os buracos, aquelas peças que estão faltando, criando sua wish list).

Como organizar de fato:

Comece sempre analisando o que você tem. O método da Marie Kondo, o que me baseio e enxergo ser um dos mais eficázes, indica retirar tudo de dentro do armário, colocar na cama ou chão e fazer o teste do “essa peça me faz feliz?” para ver o que fica ou não. Eu, particularmente, indico fazer essa triagem por tipo de peça ou estação. Ou seja, a primeira etapa é ver o que fica e o que sai.

Nunca faça da estação vigente, sempre da anterior. A estação que você já viveu já te mostrou quais peças vai usar ou não na próxima vez que ela chegar e o que faltou para ser melhor essa “viagem”.

Como estamos no verão, é legal dar uma olhada nas peças de inverno e, quando estivermos no inverno as de verão.

Geralmente, já dividimos nosso armário entre roupas de calor e de frio, então super dá para tirar todas as peças dessas seções e avaliar o que vai ficar, ser ajustado ou sair da sua casa.

Se é a primeira vez que vai fazer isso e quer olhar o guarda-roupa todo, faça por categorias: calças, saias, shorts, vestidos, macacões, camisetas, blusas, camisas, terceiras peças, bolsas, sapatos, acessórios ou partes de baixo, partes de cima, acessórios (inclui aqui bolsas e sapatos), peças únicas e terceiras peças.

Uma forma de fazer a triagem, além do da Marie Kondo é seguindo esse esquema. Imagem retirada desse site.

Depois de identificar o que fica e o que sai, é hora de achar a casinha para cada coisa.

Aqui é bem pessoal, mas, de forma geral, é interessante agrupar por categoria e dentro da categoria por cor e tamanho.

Outra forma de fazer é separar por ocasião de uso, como trabalho, lazer, festa, casa, praia e aí agrupar por categoria, cor e tamanho.

Exemplo: uma porta para trabalho e lá você coloca todos os blazers juntos, do mais claro para o mais escuro e do menor para o maior, todas as partes de baixo, de novo, da mais clara para a mais escura e da mais curta para a mais comprida, todas as camisas da mais clara para a mais escura, e assim por diante.

Uma terceira forma é por tipo de tecido (mais leve ao mais pesado, por exemplo). Agrupar tudo que é de algodão, tudo que é de seda ou de origem animal, tudo que é de viscose, etc.

Tendo as coisas já separadas nos seus grupos, veja, nesses agrupamentos, o que pode ser pendurado e o que precisa ser dobrado, para decidir em qual parte do armário aquele kit todo vai ficar. De forma geral, o que tem elastano (estica) precisa ficar em superfície plana, ou seja, dobrado na gaveta, e o que não tem (não estica), pode ser pendurado sem problemas. Peças delicadas, que amassem facilmente também é melhor ficar no cabide.

Com tudo isso já pré-definido é hora de guardar.

O objetivo é fazer com que TUDO fique visível, então, o que vai ficar pendurado, no mundo ideal, é uma peça por cabide, no máximo 2. E o que vai ficar dobrado, na técnica da Marie Kondo, onde a peça fica “em pé” sozinha, pilhas são lindas, mas só funcionam em lojas que o cliente vai lá, desmonta numa boa e outra pessoa arruma, na sua casa, não permite ver todas as peças, e você é quem desmonta e arruma toda vez que for se vestir.

Exemplo de como fica uma gaveta com essa técnica de dobra. Imagem retirada da internet.
Vídeo com dublagem para você aprender a fazer o método da Marie Kondo.

(Atenção, para organizar lingeries, já tenho um conteúdo exclusivo sobre, que você pode ver aqui)

Extras

  • Você pode usar mais de uma forma de agrupamento. Eu, por exemplo, separo por “peças únicas”, “de pendurar”, “de dobrar”, “lingerie/dormir” e “academia”. Ou seja, duas por uso, duas por carecterística da peça e uma por tipo.
  • Organizadores são bonitos, mas não são totalmente necessários, você pode usar caixas de sapato (abertas) para criar as divisões nas gavetas.
  • NUNCA guarde peça nenhuma e nem bolsa e nem sapatos em plástico fechado, seja saco ou caixa. Se precisar, opte pelas caixas vazadas e sacos de TNT.
  • Fechar zíperes e botões ajudam a manter a peça mais esticada.
  • Deixe a roupa e/ou calçado respirar umas horinhas antes de guardar, para eliminar umidade e resíduos de suor e poeira.

E aí, você tem guardado ou organizado seu guarda-roupa? Qual método de agrupamento usa?

Se ficou alguma dúvida, pode perguntar e nos vemos na próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *