Você já ouviu falar sobre contraste pessoal? Sabe como identificar o seu? No que isso impacta a sua imagem? Para que vai usar essa informação? Não? Então segue lendo aqui que vou te explicar tudo isso!
Bom, quando falamos de contraste, falamos da diferença de tons entre pele, cabelo e olhos. Quanto maior essa diferença, maior o contraste e vice-versa. Separamos eles entre baixo, médio e alto contraste.
É bem fácil e simples de descobrir o seu, basta tirar uma foto na luz natural (de preferência de frente para uma janela) e ir na edição de fotos do próprio celular e retirar toda a saturação da sua foto. Depois você pega essa foto e essa escala de cinza aqui e compara qual deles é mais parecido com sua pele, olhos, boca, cabelo, sobrancelha e anota os números. Se a diferença entre eles for de 1 até 3, você tem baixo contraste, entre 4 e 6 médio e acima de 7 alto.
Escala de cinzas. Imagem retirada da internet
PS: o nosso contraste ESTÁ e não É. Isso quer dizer que podemos alterá-lo quando nos bronzeamos ou não ou alteramos a cor dos nossos cabelos, por exemplo.
Danai Gurira, Zoe Saldana e Gal Gadot para exemplificar os níveis de contraste. Montagem feita pela autora, imagens retiradas da internet.
“Tá bom Thais, já entendi o que é contraste e como descobrir o meu, mas por que isso é importante?”
Existem alguns motivos para isso ser importante, vou te falar 3 aqui tá?!?
1- Te ajuda a manter a harmonia da moldura do seu rosto.
Kim Kardashian utilizando a mesma maquiagem, mas com contraste e temperatura alterados. Imagem retirada da internet.
Quando falo de “moldura para o rosto”, é exatamente o que está ao redor e nele, como cabelo e maquiagem.
Na foto de exemplo aí, temos a Kim, utilizando basicamente a mesma maquiagem, mas com seu contraste totalmente alterado (e temperatura também, mas é assunto para outro post) e vemos como isso fez diferença para o aspecto da pele dela. Na primeira, morena, tem um ar bronzeado, saudável, na segunda, loira, ela está pálida, sem cor.
2- Evita que você vire uma cabeça flutuante ou suma usando alguma roupa.
Se você tem alto contraste, quando usa alguma combinação de cores de baixo ou médio, dá a impressão que está “pelada”. Sabe quando a pessoa chega primeiro e você precisa olhar duas vezes para ver se ela está vestida? É isso que acontece. E se você tem baixo ou médio contraste e usa uma combinação de alto, como o preto e branco, vermelho e verde, roxo e amarelo, a roupa chega primeiro, chama mais atenção do que quem veste e quando falamos de harmonia, nenhum nem outro chama mais atenção, os dois chegam juntos, o olho percorre o todo e não foca em nada. A roupa é um complemento de quem você é, então não faz sentido ela chamar mais ou menos atenção do que você, vocês são uma dupla e merecem o mesmo reconhecimento!
Kristen Ritter, alto contraste. Na primeira tem o aspecto “cabeça flutuante”, já que o vestido está em baixo contraste e em cores claras e na segunda imagem, em que tem alto contraste no vestido, ambas “chegam junto”. Montagem feita pela autora, imagem retirada da internet.
Também serve para a escolha de estampas viu?!?
3- Te ajuda na hora de se maquiar, para que fique com aquele aspecto natural, mesmo sendo um visual dramático.
Sabe quando você não consegue usar um delineado preto ou batom escuro porque parece que pesa no seu rosto? Pois bem, tem a ver com seu contraste (e coloração pessoal também).
Harmonia é repetição, então repetir as informações que já estão em você vão deixar tudo muito mais agradável de se ver. Exemplo: se seus olhos são escuros/destaque do seu rosto, trazer destaque e cor para os lábios vai funcionar bem. Se nem seus olhos e nem sua boca se destacam (baixo contraste), um visual monocromático fica lindo. Se seu contraste é médio, e sua boca tem mais cor que seus olhos (no preto e branco), trazer um pouco de destaque para olhos é ótimo.
Kristen Ritter usando maquiagens com aspecto natural, na primeira, sem repetir o destaque dos olhos nos lábios, e na segunda fazendo isso. Dá para perceber que usar cor na boca deixou mais natural o visual do que não usar.
Essa é uma das etapas da análise de coloração pessoal, quando você descobre a sua cartela, também identifica o seu contraste e quais as combinações e maquiagens mais harmônicas para você.
Se quiser saber mais sobre coloração pessoal e como descobrir a sua, entre em contato comigo pelo instagram ou aqui mesmo, no box de comentários, vai ser um prazer falar com você.
Já tinha visto sobre contraste pessoal, mas até agora ninguém explicou tão bem como você! Adorei os exemplos.